top of page
Foto do escritorEconomia Essencial

Taxa de Juros dos EUA tem corte após 4 anos.

Atualizado: 15 de out.

Com a recente mudança na política monetária do Federal Reserve (Fed), que reduziu as taxas de juros em 0,5 ponto percentual, investidores, famílias e empresas precisam reavaliar suas finanças. Esse corte, o primeiro desde março de 2020, ocorre após um período de aumentos agressivos nas taxas, que haviam atingido o nível mais alto em 23 anos, em resposta à alta inflação provocada pelos baixos custos de empréstimos durante a pandemia de Covid-19.


Homebroker da Bolsa

A queda nos juros tende a beneficiar o mercado de ações, já que menores custos de financiamento liberam capital para as empresas investirem e recompensarem acionistas. No entanto, isso também reflete sinais sobre o estado atual e as perspectivas da economia dos EUA. Historicamente, após cortes de juros, o índice S&P 500 registrou uma média de crescimento de 5,5% nos 12 meses seguintes, de acordo com a LPL Financial. No entanto, os mercados podem enfrentar volatilidade nos próximos meses devido a incertezas econômicas e políticas.


Embora a inflação tenha desacelerado desde que o Fed começou a aumentar as taxas em 2022, o presidente do Fed, Jerome Powell, indicou que ela ainda não atingiu a meta de 2%. As preocupações com a possibilidade de uma recessão permanecem, apesar de Powell afirmar que a economia está saudável e que o corte nas taxas visa apoiar o mercado de trabalho.


Embora o corte de juros de meio ponto possa sugerir que mais reduções virão, Powell destacou que futuras reduções não serão tão agressivas, a menos que a economia sofra uma queda acentuada. O Fed prevê mais cortes graduais ao longo de 2024.


Setores defensivos, como saúde, serviços públicos e bens de consumo, tendem a ter bom desempenho nos primeiros meses após cortes de taxas. Ações de tecnologia, como as da Tesla, Meta e Apple, já se valorizaram após o anúncio. No entanto, investidores podem querer diversificar suas carteiras, especialmente aqueles com grande exposição a grandes empresas de tecnologia. As ações de empresas de menor capitalização, como o índice S&P SmallCap 600, também podem se beneficiar de taxas mais baixas, já que essas empresas tendem a ser mais impactadas por mudanças nas condições financeiras.


Enquanto isso, no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic para 10,75% na mesma semana em que o Fed reduziu os juros nos EUA. Essa diferença crescente entre os juros brasileiros e norte-americanos pode atrair investidores estrangeiros por meio de operações de carry trade, em que capital é obtido em países com juros baixos e aplicado em nações com taxas mais altas, como o Brasil. Isso pode tornar o país mais atraente para investimentos internacionais, especialmente em ativos de renda fixa.


Fonte: CNN Brasil

Comments


bottom of page