top of page
Foto do escritorEconomia Essencial

Preços do petróleo sobem após Irã lançar mísseis contra Israel

Atualizado: 16 de out.

Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira (2), impulsionados pelo aumento das tensões no Oriente Médio após o Irã ter lançado mísseis contra Israel. Embora o sistema de defesa aérea israelense tenha interceptado parte dos mísseis, houve relatos de feridos devido a estilhaços.


Petróleo Brendt

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o ataque foi um "grave erro" por parte do Irã e prometeu uma resposta. "Quem nos atacar, nós revidaremos", declarou Netanyahu, conforme informações da mídia internacional.


Esse cenário de conflito gera preocupações sobre possíveis interrupções na oferta global de petróleo, o que fez os preços subirem. Por volta das 8h20, o petróleo tipo Brent, referência mundial, registrava alta de 3,29%, a US$ 75,98 por barril, enquanto o WTI, utilizado como referência nos Estados Unidos, subia 3,65%, chegando a US$ 72,39 por barril.


Além das tensões geopolíticas, o mercado também aguardava a divulgação de dados sobre os estoques de petróleo, tanto da Opep+ quanto dos Estados Unidos.


O ataque iraniano é uma resposta ao conflito que Israel enfrenta com o Hezbollah, no Líbano, que se intensificou após a morte do comandante do Hezbollah, Fu'ad Shukr, em julho. Recentemente, o líder do grupo, Sayyed Hassan Nasrallah, também foi morto em ataques aéreos israelenses, ampliando ainda mais as hostilidades na região.


Fonte: MoneyTimes

Comments


bottom of page