Uma piada feita pelo comediante Tony Hinchcliffe em um comício de Donald Trump no domingo (27/10) gerou críticas e acusações de racismo. Hinchcliffe, conhecido pelo podcast Kill Tony, com 1,89 milhão de assinantes no YouTube, referiu-se a Porto Rico de forma depreciativa.
"Muita coisa está acontecendo. Não sei se vocês sabem, mas há literalmente uma ilha de lixo flutuante no meio do oceano. Acho que é chamada de Porto Rico", disse ele. A declaração foi vista como ofensiva e provocou forte reação da comunidade porto-riquenha.
A poucos dias das eleições nos EUA, o comentário teve repercussão entre membros de ambos os partidos. A vice-presidente Kamala Harris, por exemplo, condenou a fala.
Impacto nas eleições
Os eleitores latinos são um grupo expressivo em estados decisivos, como Pensilvânia, onde representam cerca de 615 mil pessoas, segundo o Pew Research Center, e no Arizona, onde se espera que 855 mil latinos compareçam às urnas. Em um momento em que republicanos e democratas intensificam seus esforços para conquistar votos latinos, falas ofensivas como a de Hinchcliffe podem criar desafios para Trump entre esses eleitores.
Comentarios