Após três dias de ganhos, o Ibovespa fechou em queda de 0,73% nesta quinta-feira, encerrando o pregão com 130.793,41 pontos. O índice recuou 956,31 pontos, enquanto o dólar comercial teve uma leve queda de 0,08%, finalizando a R$ 5,66. Os juros futuros também apresentaram alta em toda a curva, seguindo a tendência do dia anterior.
Enquanto isso, o mercado internacional teve resultados diferentes. Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu as taxas de juros em 0,25 ponto percentual, levando os índices a fecharem em alta. O BCE também mencionou que a economia da zona do euro está mais fraca do que o previsto, com o índice de preços ao consumidor (CPI) fechando setembro em 1,7%, abaixo dos 2,2% de agosto.
Nos EUA, as bolsas subiram, com o Dow Jones e o S&P 500 alcançando novos recordes, impulsionadas por dados econômicos que afastam a possibilidade de uma recessão iminente. O setor de tecnologia também contribuiu para o desempenho positivo.
No setor de commodities, o preço do petróleo oscilou, mas fechou em alta após o anúncio da morte de um líder do Hamas por Israel. No entanto, as ações da Petrobras recuaram 0,75%. O grande destaque negativo foi a Vale, com queda de 2,53%, impactada pela queda de 6% no preço do minério de ferro, devido à frustração com os estímulos econômicos da China.
As ações de siderúrgicas também recuaram, com CSN (-2,26%), Gerdau (-0,38%) e Usiminas (-1,62%). A queda do Ibovespa não pode ser atribuída apenas à Vale, já que a questão fiscal no Brasil também continua em evidência, com o governo tentando ajustar os gastos.
No setor bancário, Bradesco e Itaú fecharam em alta, enquanto Banco do Brasil e Santander registraram quedas. A B3 também teve um recuo significativo de 2,37%.
As ações de empresas de papel e celulose subiram, impulsionadas pela recomendação da XP de aumentar a exposição ao setor. Klabin avançou 1,08% e Suzano subiu 1,01%.
Mesmo a Embraer, que acumula alta de mais de 110% no ano, caiu 1,37%, e a Hapvida, o papel mais negociado do dia, teve queda de 3,63%.
Com a agenda de indicadores esvaziada para amanhã, o mercado deverá seguir atento ao noticiário político e geopolítico.
Fonte: InfoMoney
Comments