O ex-jogador chileno Jorge Valdivia, que teve passagens marcantes pelo Palmeiras no Brasil, foi detido pela polícia do Chile na madrugada desta terça-feira (22), acusado de abuso sexual. Valdivia, de 41 anos, será levado ao tribunal ainda hoje, quando mais detalhes da acusação serão revelados e se decidirá se ele poderá responder em liberdade.
A ordem de prisão foi emitida pelo equivalente ao Ministério Público no Chile e executada às 3h da manhã, horário local. A investigação começou após uma mulher fazer uma denúncia contra Valdivia, relatando um encontro ocorrido no domingo (20).
Antes de sua detenção, Valdivia se pronunciou sobre o caso, confirmando o encontro, mas negando qualquer agressão. Ele afirmou que a relação foi consensual: "Eu nego categoricamente qualquer abuso sexual. Tive uma relação consensual com uma mulher adulta."
Jorge Valdivia defendeu o Palmeiras entre 2006 e 2008 e depois entre 2010 e 2015, além de ter jogado em diversos clubes como Colo-Colo, Universidad Concepción, Rayo Vallecano, Servette, Al Wahda, Monarcas Morelia, Mazatlán, Unión La Calera, e Necaxa.
Ele também disputou a Copa do Mundo de 2014 pelo Chile, marcando um gol contra a Austrália.
Desde 2021, Valdivia atua como comentarista da ESPN no Chile.
Comments